Encontro de Educação na Africa

Missa introduzindo esses dias de reflexão
Missa introduzindo esses dias de reflexão

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO CONTINENTE AFRICANO

 

« Restaurar os valores Educativos na Africa »

 

Iniciou-se neste dia 27 de março 2011, a abertura do 1º. encontro de Educação do continente Africano. Uma solene Missa celebrada às 11h, no Foyer de Charité, marcou o início das atividades que se realizarão de 27 ao 30 de março 2011, em Libreville, Gabon. O evento conta com a participação de 56 educadoras(es) vindos do Senegal, Benin, República do Congo (veja a lista abaixo)

 

Com a Equipe Geral de educação
Com a Equipe Geral de educação

Coordenado por Nuria Bayó, Superiora geral da Congregação, responsável do setor de Educação e também pela equipe de educação da Congregação: Marly Benáchio da Prov. de S. Paulo (Coordenadora da Rede Azul de Educação da Congregação); Marie Louise da prov. do Gabon (Coordenadora do Continente Africano), Maria Laura, prov. do Paraguai (Coordenadora do continente Latino Americano), Maria Dolores Monteiro prov. da Europa (Coordenadora do continente Europeu) este encontro tem como tema: Restaurar os valores educativos na África.

 

Impregnar em todos os educandos e suas famílias os valores cristãos foi o desejo de Emilie de Villeneuve que ainda em vida, em 1848, enviou as primeiras missionárias educadoras no continente Africano. Desde essa época, um número imenso de alunos e alunas se formaram em nossas escolas, eles(as) são testemunhas vivos de tudo o que aqui as irmãs semearam.

 

Ao mesmo tempo, a educação hoje é um desafio, somos convidadas(os) a refletir sobre nossa Missão Evangelizadora como escolas católicas. Não basta ensinar, é preciso educar e educar supõe acompanhar cotidianamente os jovens suscitando valores evangélicos de respeito, honestidade, amor, justiça, solidariedade, compreensão, cuidado da vida e da natureza, etc.

 

Às 17 horas, o Colégio Immaculée nos acolheu para uma agradável tarde de apresentações de danças e cantos. Os alunos do segundo grau apresentaram uma espetacular peça teatral: “La réussite de Koumba?” enfatizando os valores de transformação de nossa sociedade que todos nós desejamos construir.