Abertura do encontro: Irmã Nuria Superiora Geral

Irmãs Nuria e Sidonie
Irmãs Nuria e Sidonie

Palavras de abertura do Encontro de Educação para o Continente Africano em Libreville - 28 de março de 2011

Sra. Brigitte Mwalouango, Vice-Diretora da Academia do Estuário Representante do Sr. Ministro da Educação Nacional,

Irmã Marie Sidonie OYEMBO, Superiora Provincial da África Central
Irmã Marly, Coordenadora Geral do Projeto de Educação da Congregação
Irmã Maria Dolores, representante da Europa
Senhores Embaixadores,
Reverendos Padres, Reverendas Irmãs,
Senhoras e Senhores convidados :

Em nome da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres e em meu próprio nome, gostaria em primeiro lugar, saudá-los e agradecer-lhes por ter aceito o convite. Bem vindos ao segundo encontro de Educação no continente africano.

Desde ontem, com a missa de abertura, entramos em uma fase específica da nossa missão educativa em África, com o objetivo essencial, a restauração de valores educativos neste continente tão vasto e diversificado.

Quais valores queremos restaurar ? Como queremos restaurá-los ? Com quem vamos fazê-lo ? Onde e por quê ?

São estas as questões fundamentais que este encontro deverá responder.

Não temos a pretensão de querer responder a todos os desafios da Educação em nível do continente, mas, queremos dar a nossa modesta contribuição, levando em conta o gênio especificamente Cultural Africano, iluminada pelo encontro com o evangelho e de acordo com o carisma de nossa fundadora Bem-aventurada Emilie de Villeneuve.

 

Neste ano o bicentenário do nascimento de nossa fundadora a Bem-aventurada Emilie de Villeneuve, gostaria de convidá-los a entrar numa reflexão/releitura de nossa missão como educadores e educadoras para melhor compreender e repensar nossa identidade.

 

Para alcançar o objetivo que estabelecemos juntos(as) os quatro dias de partilha giram em torno de quatro temas principais eixos que se entrelaçam:OuvirLer foneticamenteOuvir

Ler foneticamente

 

-        Eixo espiritual : consistirá em iluminar nossa experiência pela Palavra de Deus e a Eucaristia.

-         

-        Eixo carismático: permitirá aprofundar mais sobre nossa identidade como educadores/ educadoras segundo a pedagogia de Emilie de Villeneuve.

-        Ouvir

-        Ler foneticamente

-        Eixo intelectual: vai iluminar nossas reflexões sobre a educação ética para a juventude africana de hoje e apresentará a situação específica do Gabão.

 

-        Eixo pragmático : focará na elaboração de um plano de ação continental. Permitir-nos-á celebrar o lançamento da primeira pedra para a construção do Colégio “Mãe Jean Gabriel”.

 

Hoje, é nossa a responsabilidade continuar aprofundar e a descobrir os novos elementos na pedagogia de Emilie, que ela seja para nós uma fonte de renovação e um novo impulso. Que abra novos horizontes e seja uma força de inspiração para viver a nossa missão educativa.

 

Todo projeto educativo da Congregação tem como centro a pessoa e como objetivo a educação integral. Isso se faz a partir de uma comunidade educativa, vivendo um projeto comum.

Que Emilie continue a orientar e estruturar nossa tarefa educativa, para que saibamos dar uma resposta significativa aos apelos dessa sociedade global, marcada pelas injustiças cada vez mais complexas.

Que saibamos educar para hoje e amanhã homens e mulheres cheios de vida, comprometidos com seus irmãos mais necessitados. E asim, juntos, sejamos agentes de transformação e de vida capazes de criar, com esperança uma sociedade mais justa e mais solidária.

 

Com um olhar pleno dessa mesma esperança de futuro e com determinação queremos construir pontes para colocar-nos a serviço da juventude africana.

 

Senhores e senhoras, declaro aberto o Encontro de Educação para o continente africano e confio todos os trabalhos que acontecerão a Maria, Nossa Senhora do Gabão.

 

A cada uma e a todos, desejo-lhes um bom Encontro de Educação. Obrigada !

Irmã Núria Bayó, Superiora Geral.