A educação da congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres – Rede Azul - tem sua origem histórica no carisma de Emilie de Villeneuve, que a fundou, na França pós-revolucionária, com o intuito de servir a Deus nos mais pobres, excluídos e desprovidos da sociedade, com um olhar especial para a infância e a juventude.
A educação formal e não formal quer ser a explicitação histórica do carisma de Emilie de Villeneuve, assumindo-o como identidade.
Um encontro histórico em Roma, em agosto de 2007, reuniu os membros da Equipe Geral de animação da congregação e representantes da área de educação de todas as províncias, com o intuito de juntas
buscar nos escritos e na prática de Emilie de Villeneuve elementos para elaborar um projeto educativo congregacional e assumir a educação como missão apostólica.
Ser educador/a na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres é ser colaborador/a da missão da Igreja .
O Projeto educativo elaborado nesta ocasião é o referencial que orienta as ações educativas de todos os que assumem a missão de educar na congregação das Irmãs Azuis.