1° dia: 16 de agosto de 2012

Após uma longa preparação, iniciamos hoje o II encontro internacional de educação da Rede Azul. Com as palavras de abertura de Nuria Bayo – animadora geral da congregação e de Marly das Neves Benachio iniciamos o encontro com uma celebração em que as participantes acolheram-se mutuamente trocando as pastas do encontro. A seguir, velas foram acesas sobre um mapa mundi trazendo as contribuições do projeto educativo congregacional para o desenvolvimento da educação nas províncias.
Grande parte do dia foi reservado para as apresentações das experiências vividas nas províncias desde 2007, seguida por uma breve retomada do processo percorrido feito pela equipe geral de educação. Encerramos o primeiro dia de encontro com a celebração eucarística colocando sobre o altar as riquezas partilhadas.

Ver fotos

2° dia: 17 de agosto de 2012

 

O 2° dia do encontro é coordenado por Adèle Ndiaye e Apolline Kokoun que brindam o grupo com uma linda oração. Todo o dia é dedicado à apresentação da análise dos projetos educativos das provincias por Prof Dra Magali Aparecida Silvestre. Sua análise abre horizontes e propõe desafios para a elaboração dos próximos projetos.

Ver fotos

3° dia: 18 de agosto de 2012

Reservamos a manhã deste terceiro dia para refletir sobre os desafios que vislumbramos em nossas províncias a partir da avaliação dos projetos educativos das províncias e as intervenções do assessor Pe. Jésus Montéro SJ. `A tarde, um passo a mais, pensando no novo projeto tendo como ícone o relato missionário “de Castres `a Brest”. Nele podemos enxergar vários elementos que contribuem com nossa ação educativa: o encontro e a relação com o outro, a partilha, a capacidade de lidar com o imprevisto, entre outros.
`A noite, um passeio por Roma guiado por M. Luiza Ayres, recheado com uma deliciosa pizza, que possibilitou, também, um momento rico de partilha entre o grupo.

4° dia: 19 de agosto de 2012

 

O grupo participou da celebração eucarística com a comunidade local e, a seguir, deu prosseguimento ao trabalho de revisão da estrutura do novo projeto educativo e de elaboração dos conteúdos que compõem a fundamentação do projeto. 
A noite, um espaço de confraternização com troca de lembranças entre as províncias, organizado pelas irmãs africanas.

5° dia: 20 de agosto de 2012

Após um momento de oração coordenado por Maria Laura e Angela – Província do Paraguai, o grupo foi convidado a retomar os elementos que compõem os fundamentos do projeto e a seguir rever as linhas de ação. Intercalando trabalhos em grupo e plenários os elementos essenciais foram surgindo e sendo elaborados.

No final da tarde reunimo-nos em torno da mesa eucarística rendendo graças pelo envolvimento e seriedade do trabalho desenvolvido apesar do calor.

6° dia: 21 de agosto de 2012

 

A província do Gabão animou o dia de encontro com orações, cantos e danças típicas de seu país. Louise M. Diaw coordenou as atividades de forma dinâmica garantindo que todos os itens do projeto fossem revisados em grupo e refletidos no plenário. O novo projeto entrará em vigor a partir de 2014, quando as províncias revisarão os projetos locais`a luz do projeto congregacional.

 

 

O encerramento deu-se no final da tarde com a celebração eucarística celebrada por Pe. Jésus Montéro que, de maneira enfática, falou sobre a beleza da educação quando assumida como missão.